segunda-feira, 10 de junho de 2013

QUASE 40% DA CLASSE C PRETENDEM MUDAR OU COMPRAR UMA CASA DENTRO DE UM ANO

Quase 40% da classe C pretendem mudar ou comprar uma casa dentro de um ano

SÃO PAULO – Aproximadamente 37% dos brasileiros pertencentes à classe C pretendem mudar ou comprar uma casa no período de um ano. Ao menos, é o que revela estudo da Mintel, divulgado nesta terça-feira (4), que aponta também que este percentual cresce para 42% quando se trata de pessoas entre 35 e 44 anos.



Ainda segundo o estudo, 43% das pessoas desta classe social planejam gastar dinheiro com suas casas no prazo de um ano. Isso porque, explica a Mintel, a casa é o centro de lazer para a família de classe média, especialmente para quem tem filhos.

“A classe C brasileira, que prioriza morar bem, quer uma casa maior, mais bem estruturada e decorada, com mobília na cozinha, quarto e sala com espaço para lazer”, ressalta a analista sênior de Estilos de Vida da Mintel, Sheila Salina.

Outros gastos

Ainda conforme o levantamento, os consumidores da classe C também possuem outros desejos. Cerca de 26% deles, por exemplo, em um curto período de tempo, gostariam de fazer um investimento financeiro. Outros 21% estão interessados em investir suas finanças em um curso educacional, enquanto 19% querem comprar ou trocar equipamentos elétricos. Os jovens, com idade entre 16 e 24 anos, por outro lado, têm a educação como prioridade, com 36% deles afirmando que querem investir em um curso de formação em curto prazo.

Ainda assim, os smartphones continuam chamando a atenção desse público, visto que 25% deles dizem que a intenção é comprar ou substituir o smartphone nos próximos meses. Sobre as finanças, considerando todos os entrevistados, a pesquisa revela que 38% dos consumidores da classe C acreditam conseguir “se virar” com a atual situação financeira, mas sem muitas sobra ao final do mês.

Por outro lado, 17% dos que estão entre 35e 44 anos dizem que podem vir a atrasar o pagamento de contas e empréstimos, enquanto que 27% dos que estão na faixa etária dos 16 aos 34 anos indicam sua situação financeira como estável ou boa.

“Enquanto os consumidores da classe C aproveitaram de seu poder financeiro nos últimos anos, e as empresas viram oportunidades nessa classe emergente, uma boa parte deles enfrenta, agora, dívidas e pagamentos parcelados como resultado do que compraram. Por isso, a população da classe C começa a diminuir o ritmo de compras. O foco dos próximos passos será lidar melhor com as finanças e tentar garantir o pagamento das contas. Entretanto, depois que essas dívidas forem liquidadas, o consumidor da classe C vai recomeçar a priorizar produtos que lhes dão mais prazer, pois já adquiriram o básico.

Em longo prazo, eles vão procurar por mercadorias e serviços que lhes tragam mais conforto, como cosméticos, tablets e viagens em família”, finaliza Sheila.

Fonte: Infomoney

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