segunda-feira, 10 de junho de 2013

CRÉDITO PARA A CASA PRÓPRIA DEVE SER LIBERADO EM TRÊS DIAS

Crédito para a Casa própria deve ser liberado em três dias

O financiamento de imóveis pela Caixa Econômica Federal, que geralmente consome de dez a 40 dias se a documentação estiver em ordem, será concluído em apenas 72 horas. A promessa é do próprio banco, que pretende trabalhar com o novo prazo no próximo ano.

O benefício era para estar em funcionamento agora, ainda que em estágio experimental, mas o banco acabou atropelado pela burocracia. Segundo o superintendente regional da Caixa, José Paulo Gomes Amorim, o Tribunal de Contas da União (TCU) exigiu explicações sobre a contratação da IBM.



A multinacional americana, uma das líderes mundiais em serviços de tecnologia da informação, desenvolveu sistema específico para a Caixa poder realizar – em três dias – pela internet todos os procedimentos de financiamento imobiliário.

A IBM detém a tecnologia que a Caixa precisa e, na prática, ganhou o contrato por “notório saber”, sem licitação, o que foi contestado pelo TCU. De acordo com a Caixa, o banco deu suas explicações e o tribunal aceitou a contratação há um mês.

Quando o serviço estiver em funcionamento, uma empresa centralizadora da IBM utilizará toda a documentação. A Caixa, que já repassou para os correspondentes bancários a função de “ponte” entre comprador e vendedor de imóvel, terá apenas que realizar a função de banco, que é a transação financeira do crédito.

Faltará ainda agilizar a liberação de recursos do FGTS. Todo dinheiro descontado do salário dos trabalhadores é centralizado em um fundo, cujos recursos financiam a habitação. 

Como há uma série de exigências para o uso individual desse dinheiro, a liberação leva até 40 dias. Se continuar assim, será difícil atingir a meta de 72 horas.


Créditos: Irandy Ribas

A promessa é do próprio banco, que pretende trabalhar com o novo prazo no próximo ano
Fonte: A Tribuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário